Home

Naquela que é considerada por muitos, incluindo Freud e Nietsche, a obra prima de Dostoievski, o romance: Os Irmãos Karamazov, aprendemos muitas lições sobre o comportamento humano.

 

Por exemplo, a competição entre o pai Fyodor e seu filho primogênito Dmitri pelo amor da linda jovem Grushenka de 22 anos pode ensinar algumas lições sobre como construir uma marca confiável no acirrado e competitivo mercado do século XXI, mas antes preste atenção ao que disse John Morgan autor do livro Brand Against the Machine. Ele declara que a única coisa que realmente distingue sua companhia de outra é sua Marca. E sua Marca é definida pela forma como os seus clientes e potenciais clientes se sentem sobre você, sua percepção sobre você e sua confiança e conexão com você.

IrmaosKaramazovYulGrushenka é jovem, linda, extremamente atraente e está ciente disso. Atrai a atenção por onde quer que passe. Mas sua motivação não é nobre embora mais tarde busque redenção. Ela busca independência financeira a todo custo mesmo que isso signifique deixar seus admiradores enlouquecidos e coloque até mesmo pai e filho um contra o outro. Não se iluda e julgue pela primeira impressão, pois ela possui uma história escondida. Precisa ser explorada. Se Grushenka fosse uma marca, ela teria um dos componentes que compõe uma Marca Confiável: Visibilidade. Aqui temos a primeira lição sobre como construir uma marca confiável.

1) Visibilidade é o que primeiramente te leva até a porta e sua capacidade é o que te mantêm ali. Frequentemente, muitas empresas possuem histórias incríveis de inovações e gerações de sucesso, mas é preciso explorar isso por conversar com elas uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias até que os tesouros escondidos sejam encontrados para serem usados em prol de uma maior visibilidade da marca.

Dmitri Karamazov entendeu perfeitamente que uma linda mulher como Grushenka chamava a atenção, sim, tinha grande visibilidade, mas não significava automaticamente que fosse alguém com quem ter e manter uma relação confiável. Consegue imaginar a decepção de Dmitri ao ouvir daqueles lindos lábios: “Eu não te prometi nada!”, temos aqui uma segunda lição:

2) Atenção não é igual a confiança. A confiança do cliente é a coisa mais importante para o seu negócio. Embora a visibilidade da marca é fundamental isso não equivale a mensagens de vendas mais estrondosas. As empresas precisam se concentrar em estabelecer confiança e as vendas virão. Morgan acredita que os clientes não se importam em “como” você o faz, mas sim que você o faça.

Após algum tempo de relacionamento com Grushenka, Dmitri estava completamente apaixonado. Apesar de ter à disposição, uma opção muito mais linda, rica e estável, ele permanecia fiel ao seu amor por ela. Nenhuma outra fazia sentido. Nossa terceira e última lição:

 3) Relacionamento. Você deve construir um tipo de relacionamento com seus clientes e consumidores que os façam sentir que estão te traindo caso escolham uma outra marca. Para uma marca ganhar autoridade, a empresa precisa ser posicionada como um recurso e não simplesmente como um prestador de serviços ou produto. Verdade seja dita, os seus produtos e serviços não diferem muito do produtor ou comerciante na esquina da sua rua. O diferencial é posicionar o produto ou serviço como uma solução para as necessidades dos seus clientes. O objetivo não é ser percebido como uma ótima opção de alta qualidade, seja um produto ou marketing de serviços, mas ser percebido como a ÚNICA opção.

Construir uma marca bem-sucedida envolve o valor do que você pode fazer por alguém e isso sempre deve ser crível, desejável e alcançável. Sua marca pode não ser para todos e até aí, tudo bem. Seu objetivo deve ser a construção de confiança e afinidade com um grupo seleto de embaixadores da marca que carregarão a bandeira para você e a tremularão com orgulho.

No romance, Os Irmãos Karamazov, o filho caçula Alexei é o herói. Jovem, bom caráter, simpático e espiritual. Sua amizade com Grushenka é uma influência tão positiva que a faz buscar redenção resultando no afloramento de qualidades como gentileza e generosidade que estavam escondidas apesar de seu temperamento orgulhoso e explosivo.

Se Grushenka fosse uma marca e você o responsável em transformá-la em uma marca de confiança, que tipo de influência seria a sua? Ler o romance Os Irmãos Karamazov poderá ajudar, de repente, a encontrar uma resposta.

Autor: Alexandre Marins Augusto
E-mail: writer@alemarins.com

4 thoughts on “Como Construir uma Marca de Confiança – 3 Lições de Os Irmãos Karamazov

  1. Pingback: How to Build a Trusted Brand? 3 Lessons from The Brothers Karamazov - Alexandre Marins' Blog - Site Home - TechNet Blogs

  2. Hello blogger, i found this post on 17 spot in google’s search results.
    I’m sure that your low rankings are caused by hi bounce
    rate. This is very important ranking factor. One of the biggest reason for high bounce
    rate is due to visitors hitting the back button. The higher your
    bounce rate the further down the search results your posts and
    pages will end up, so having reasonably low bounce
    rate is important for increasing your rankings naturally.
    There is very handy wp plugin which can help you.
    Just search in google for:
    Seyiny’s Bounce Plugin

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s