Home

Sobre Internet todos já ouviram falar e boa parte da população mundial a utiliza. E a Internet das Coisas ou Internet of Things também conhecida pelo acrônimo IoT – O que é? Uma nova Internet? Depende da interação humana? Afetará ou já afeta sua vida diária sem que perceba?

Não vou entrar em detalhes sobre a definição técnica da IoT. De modo simplificado, a Internet das Coisas é a comunicação entre todos os objetos que existem – enviando e recebendo dados e informações com o intuito de facilitar a nossa vida sem necessariamente depender da interação humana. Esse sistema estabelece conexões entre a Internet e diversos objetos, como automóveis, eletrodomésticos, celulares e outros aparelhos móveis. Por exemplo, aviões modernos enviam constantemente informações detalhadas para uma central sem a interação do piloto.

PenélopeOpa! E a Penélope Charmosa? Onde ela entra nessa história? Antes de passarmos, rapidamente, apenas uma manhã na vida dela e da Internet das Coisas, dá uma olhadinha lá na sua geladeira e checa se ela está somente fazendo gelo e não enviando e-mails de SPAM. Acha que estou brincando? Veja esta manchete recente: Proliferação dos Aparelhos Conectados faz Hackers Invadirem até geladeira

Surpreendente, mas na matéria acima, hackers conseguiram enviar mais de 750 mil e-mails de SPAM utilizando como emissores: aparelhos de TV e até geladeiras sem a menor interação ou ciência de seus donos. O senador americano Edward Markey relatou que hackers podem controlar o funcionamento de carros (já pensou seu carro frear sem sua interação?), babás eletrônicas, termostatos e vários outros aparelhos domésticos. Até mesmo as modernas pulseiras de exercícios fornecem informações que podem ser usadas por perseguidores (stalkers).

– Penélope, querida. São 7:00 hs da manhã. Hora de acordar! (A música Morning Has Broken inicia…)

– Alexa, só mais 15 minutos. Enquanto isso toque minha playlist “Mozart for Bedtime

– OK, Penélope. Só um lembrete: vai começar a chover daqui 15 minutos e meus registros mostram trânsito pesado na marginal. Você tem 3 mensagens urgentes e recebeu 171 Likes em sua nova foto de perfil, parabéns! Seu novo recorde!

Penélope Charmosa quando não está participando da Corrida Maluca precisa trabalhar duro durante a semana para sustentar o hobby. O breve diálogo entre ela e seu mais novo aparelho, um Amazon Echo, ao qual ela escolheu ‘Alexa’ como nome, nos dá uma ideia da IoT na prática. Os 15 minutos já se passaram, acorda Penélope!

Penélope Charmosa levanta e corre para o banheiro. Já está atrasada. Enquanto isso Alexa capta o som da porta do banheiro abrindo e ao mesmo tempo recebe informações de pulsação de Penélope através da pulseira de exercícios por isso dispara uma playlist de músicas workout pra ajudar a acordar de vez a bela.

Como de hábito, Penélope sobe na balança eletrônica e olha em direção ao espelho (que possui uma webcam conectada com a Internet).

– Ahhhh como estou horrível hoje! Toda inchada! E meu peso? Engordei 300 gramas!! Não pode ser!

Alexa já recebeu dados da balança, webcam, pulseira de exercícios e de vários outros aparelhos conectados a Internet ou via rádio frequência incluindo centenas de contatos de Penélope no Facebook, LinkedIn, do condomínio onde mora e muitos outros. Alexa consolida todas as informações e conecta-se ao smartphone de Penélope para comunicar-se audivelmente. Alexa diz:

– Penélope, você fez um bom progresso nos últimos 30 dias. Acabei de receber dados da Academia e comparando com suas amigas do Facebook você está numa excelente posição.

– Sério Alexa!! Isso já me animou um pouquinho!

– Sim, sério Penélope. Lembre-se, eu trabalho sobre dados reais, não emito apenas uma opinião, mas sou assertiva e sincera, digamos assim. Alguma outra informação?

– Estou pensando. Não sei se faço aquela pergunta de sempre.

– Com base nos dados que obtive sugiro não solicitar esta informação no dia de hoje.

– Por que não, Alexa? Agora fiquei curiosa! Vou fazer a pergunta de sempre!

– Penélope, estou aqui para servi-la. Solicite a informação.

– OK, Alexa. A pergunta que faço todos os dias. “Espelho, espelho meu, existe neste mundo alguém mais linda do que eu?”

– Penélope, sim existe. Na verdade, com base nos dados que obtive via Internet das Coisas, em termos de beleza você ocupa a vigésima sexta posição aqui no condomínio. Algo mais?

– Vigésima sexta posição aqui no condomínio onde moro? Não é possível! Tem alguma coisa errada. O que mais, Alexa?

– Saindo do condomínio e obtendo dados de seu bairro a situação piora muito. No bairro você ocupa a posição 928º dentre as duas mil pesquisadas. Algo mais?

– Embora no campo “Beleza” sua posição deixe a desejar, analisei o campo “Carreira” e você está entre as 5 executivas mais bem pagas de seu condomínio e ocupa a 28º posição no bairro. Algo mais?

– É, melhorou um pouco, pelo menos isso. E no campo “Hobby” como estou?

– Ahhhh Penélope!! Neste você ainda é imbatível tanto no condomínio como no bairro e proximidades! Ocupa a 1ª posição como Hobby mais arrojado devido sua constante participação na Corrida Maluca aos finais de semana. E sabe o que mais, Penélope?

– Uau!! Fiquei feliz! O que mais, Alexa?

– No quesito “Charme” você ainda continua a número um! Algo mais?

– Mas de onde você obteve essa informação que sou a mais Charmosa?

– Penélope: Internet das Coisas, Internet das Coisas! Mas a fonte não permite acesso completo por isso não posso fornecer mais detalhes. A propósito, você está atrasada para sua primeira reunião do dia. Algo mais?

– Por enquanto não. Preciso terminar de me arrumar. Fui!

Pronta para mais um dia de trabalho como executiva de uma multinacional, Penélope entra no carro e logo após dar partida recebe uma mensagem no Whatsapp: “Penélope, um caminhão quebrou na marginal e o trânsito até seu local de trabalho está impraticável.  Além disso o computador de bordo do carro informou pneu traseiro esquerdo furado e combustível na reserva. Sugiro voltar para o apartamento e fazer uma Vídeo Conference via Skype. Se desejar posso ir ligando o notebook, conectar na Internet e enviar um aviso de atualização para os participantes de que a reunião será Remota. Sim ou Não? Alexa”

– Sim.

– Penélope, algo mais?

– Sim, Alexa. O que tem na geladeira para a hora do almoço?

Internet da Coisas ou apenas IoT você ainda vai ouvir falar muito dela. Ou melhor, mesmo sem querer, Você já é parte dela.

A propósito, você acaba de subir uma posição no KLOUT por ter lido este artigo.

Algo mais?

Autor: Alexandre Marins Augusto
Blog: AugustAlexander
LinkedIn: Visite também os Posts no Pulse do LinkedIn

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s