Home

DevDisg

O mês de Agosto aproxima-se e no mundo todo a lembrança sobre Elvis Presley volta a mídia com mais força porque muitos canais de TV fazem homenagens aquele que possui o título de Rei do Rock. Por isso,  se você assistir a algum filme ou documentário sobre Elvis nos próximos dias então é bem provável que ouça uma de suas canções mais famosas e divertidas que serve de título e pano de fundo para este artigo. Embora a canção fale de uma garota doce e encantadora, mas com um temperamento imprevisível, este trecho da música ilustra o que cada um de nós pode esperar enfrentar ou já está enfrentando no ambiente de trabalho e até mesmo no convívio pessoal:

You look like an angel.
Walk like an angel.
Talk like an angel.
But I got wise.
You’re the devil in disguise,
Oh yes you are.
I thought that I was in heaven
But I was sure surprised.
Heaven help me, I didn’t see.
The devil in your eyes.

Já teve que lidar com alguém assim no ambiente de trabalho ou fora dele? Será que os versos desta canção do Elvis soam familiar para você?  Tenho certeza que pelo menos uma vez na vida, você já lidou com alguém que estava usando um ‘disfarce’.  Embora este artigo foque no ambiente de trabalho, não está limitado a ele.

Há uma diferença enorme entre uma pessoa falsa (ou com diz a canção: a devil in disguise) e uma pessoa que sofre de transtorno bipolar.  Veja a seguir quatro Mitos e Fatos sobre pessoas com transtorno bipolar. Isso poderá te ajudar a discernir a diferença.

Mito 1: Pessoas com transtorno bipolar não conseguem melhorar nem levar uma vida normal.

Fato: Muitas pessoas com transtorno bipolar possuem carreiras de sucesso, levam uma vida familiar feliz e relacionamentos satisfatórios. É um desafio viver com um transtorno bipolar, mas com tratamento adequado, habilidade em enfrentar problemas de modo saudável e um sistema de suporte sólido torna-se possível levar uma vida plena enquanto os sintomas vão sendo administrados.

Mito 2: Pessoas com transtorno bipolar oscilam constantemente entre mania e depressão.

Fato: Algumas pessoas alternam entre episódios de mania e depressão, mas a maioria fica deprimida com mais frequência do que maníacas. O episódio de mania também pode ser tão brando que passa despercebido. Pessoas com transtorno bipolar também passam por longos períodos sem sintomas.

Mito 3: O transtorno bipolar só afeta o humor.

Fato: O transtorno bipolar também afeta o nível de energia, julgamento, memória, concentração, apetite, libido, padrão de sono e auto-estima. Além disso, o transtorno bipolar tem sido associado a ansiedade e abuso de substâncias. Também a problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas, enxaquecas e pressão arterial alta.

Mito 4: Além de tomar a medicação, não há nada que se possa fazer para controlar o transtorno bipolar.

Fato:  Embora a medicação seja a base para o tratamento do transtorno bipolar; terapia e estratégias de auto-ajuda também desempenham papéis importantes. Outras ajudas para controlar os sintomas são: fazer exercícios regularmente, dormir o suficiente, comer direito, monitorar o estado de espírito, manter  o stress num nível baixo e cercar-se de pessoas apoiadoras.

Como você percebeu nestes 4 Mitos e Fatos, muitas pessoas com transtorno bipolar podem levar uma vida normal uma vez que tenham o tratamento adequado. Sabendo disso, não há desculpas para um mau gestor ou colega tornar sua vida um inferno e então em seguida, simplesmente dizer:
” – Desculpe, esse é meu jeito, sou assim mesmo.”  Ou então:
“ – Talvez eu seja uma pessoa bipolar“.
Nesta caso, você pode simplesmente perguntar a ela: ” – Sério? Você já procurou ajuda?

De acordo com agências especializadas, 2% das pessoas que vivem nos EUA sofrem de transtorno bipolar. Faça um cálculo: 2% de 300 milhões é igual a 6 milhões. Esse número é maior do que a população de muitos países ao redor do mundo!  Aplique esse cálculo de 2% no país onde mora e terá uma ideia de números mais próximos a sua realidade. O que isso significa?  Significa que temos uma grande possibilidade de trabalhar e/ou conviver com alguém que enfrenta este transtorno.

Você sabe quais são as estatísticas sobre o total de pessoas de mau-caráter que vivem no mundo inteiro? Bem, eu não sei e tenho certeza que nenhum ser humano sabe.  Mas levando em conta o que temos visto acontecer diariamente em todo mundo e que ainda não existe uma estatística exata sobre o assunto, podemos concluir que as chances de lidarmos com alguém mau-caráter ou falso(a) é maior do que com alguém que luta bravamente contra um transtorno bipolar.

Não permita que pessoas de caráter duvidoso (ou a devil in disguise) tornem sua vida miserável. Ouça este outro conselho de Elvis na mesma canção:
“Só Deus sabe como você mentiu para mim, Você não é o que parecia ser”.

Sim, não podemos ler mentes e muito menos corações apenas Deus faz isso. Por isso, use de cautela e ouça muito mais do que fala!

Por outro lado, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, seja solidário(a) com aqueles(as) que lutam contra um transtorno bipolar e estão sob tratamento, porque fazendo isso, você  será um anjo em suas vidas e fará a diferença!

Afinal, num mundo onde, desde a época em que Elvis gravou aquela canção  e até os dias de hoje, aumentou em muito aqueles(as) que são ‘a devil in disguise’. Take care.

(An English version to this article: Devil in Disguise or a Bipolar? Myths & Facts)

Autor: Alexandre Marins Augusto
Blog:
August Alexander (Café Insólito novel)
Blog
: TechNet – Microsoft Alexandre Marins Blog (Technology & Security)

Source for Myths & Facts: Melinda Smith, M.A., and Jeanne Segal, Ph.D.
Song: Devil in Disguise by Elvis Presley – Watch a video with this song.

Other articles:
– Minta para Mim: 6 Sinais de que Alguém está Mentindo para Você
– Fika Increases Productivity at Work and Helps Building Social Capital.

– Perfect Design without a Designer – A modern Swedish fairy tale
– Eleven Hints for Life
– Career: If George Benson knocked on your Door?
– A Silent Killer (about how to face depression)
– Lie to me: How to identify if someone is lying to you
– Devil in Disguise or a Bipolar? Myths & Facts 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s